quinta-feira, 30 de setembro de 2010

STF derruba exigência de eleitor apresentar dois documentos no dia das eleições

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (30/09), por oito votos a dois, derrubar a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições deste domingo. A exigência havia sido imposta pela minirreforma eleitoral, aprovada em setembro do ano passado pelo Congresso Nacional, que estabeleceu como indispensável a apresentação do Título de Eleitor e de mais um documento com foto no dia do pleito.

Agora, bastará ao eleitor levar um documento com foto - como identidade, passaporte, carteira de trabalho, de motorista ou de reservista e passaporte %u2013 para poder votar. A decisão, porém, impede o voto apenas com o título, pois o documento eleitoral não tem foto.

A definição do STF atende a ação protocolada pelo PT, que contestou a legalidade da regra que tornou indispensável a apresentação da dupla documentação.




Fonte: EM

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vox Populi: Dilma está com 49% e venceria no 1º turno


         A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece, pelo terceiro dia consecutivo, com 49% das intenções de voto no tracking Vox Populi/Band/iG publicado nesta terça-feira. José Serra (PSDB), segundo colocado, oscilou um ponto para cima e agora tem 25%. Já a presidenciável do PV, Marina Silva, que um dia antes contava com 13%, agora soma 12% - o que interrompe uma sequência de três dias consecutivos de crescimento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
        Apoiada pela alta popularidade do presidente Lula na região, Dilma tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste: 65%. Na região, no entanto, a ex-ministra da Casa Civil já contou com até 73% das preferências. Na mesma região, Serra teria hoje 15% dos votos, de acordo com a projeção, e Marina, 7%.
Dilma ainda lidera em todas as regiões, mas encontra seu pior cenário no Sudeste, onde ela conta com 42% das intenções de voto – contra 27% de Serra e 16% de Marina. Já o candidato tucano tem mais votos no Sul (34%), contra 45% de Dilma no local.
       Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, a petista aparece à frente, com 43% das citações (um ponto a mais que na pesquisa anterior); Serra tem 22% e Marina, 9%.  O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A FILHA DE SERRA E
A QUEBRA DE SIGILO

         Em 30 de janeiro de 2001, o peemedebista Michel Temer, então presidente da
Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao Banco Central, comandado à época pelo economista Armínio Fraga. Queria explicações sobre um caso escabroso. Naquele mesmo mês, por cerca de 20 dias, os dados de quase 60 milhões de correntistas brasileiros haviam ficado expostos à visitação pública na internet, no que é, provavelmente uma das maiores quebras de sigilo bancário da história do País. O site responsável pelo crime, filial brasileira de uma empresa argentina, se chamava Decidir.com e, curiosamente, tinha registro em Miami, nos Estados Unidos, em nome de seis sócios. Dois deles eram empresárias brasileiras: Verônica Allende Serra e Verônica Dantas Rodenburg.

Acesse o link:

http://www.cartacapital.com.br/politica/sinais-trocados
STF NÃO CHEGA A CONSENSO
SOBRE O FICHA LIMPA

Com o impasse formado no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após mais de dez horas de votação sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, o presidente da Casa, ministro Cezar Peluso, decidiu suspender o julgamento até que os ministros se reúnam novamente para decidir.
O julgamento ocorre por causa de um recurso sobre a candidatura de Joaquim Roriz (PSC), que concorre ao governo do Distrito Federal. Roriz teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa e seus advogados questionam a validade da norma nestas eleições.
O empate em 5 a 5 na votação gerou discussão entre os dez ministros do Supremo Tribunal Federal. O último a votar foi o presidente da Casa, ministro Cezar Peluso, que foi contrário à aplicação imediata da lei.
Pelo regimento do STF, o presidente tem direito ao chamado voto de qualidade, em que pode repetir o voto. Ele afirmou que "não tenho vocação para déspota e não acho que meu voto vale mais", mantendo o impasse.
Peluso definiu que todos deveriam votar novamente. O ministro relator, Dias Toffoli, votou então pela nomeação do 11º ministro para que ele dê o voto de minerva. Já os ministros Ricardo Lewandowski e Cármem Lúcia votaram a favor da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, mantendo a aplicabilidade da Lei neste ano.
O ministro Gilmar Mendes acompanhou o voto de Toffoli, sugerindo a espera da nomeação do 11º ministro. A ministra Ellen Grace reclamou a demora no julgamento e sugeriu que o plenário seja suspenso e a votação retomada ao longo desta sexta-feira (24). Tal sugestão foi criticada pelo ministro Lewandowski, alegando que os candidatos que estão sendo impugnados pedem urgência na decisão.
O ministro Marco Aurélio, por sua vez, sugeriu a convocação do presidente Lula, que ainda não nomeou o 11º ministro do STF. "Deveríamos convocar para desempatar o responsável por termos até agora uma cadeira vaga".
Após a fala de Marco Aurélio, o presidente da Casa, ministro Cezar Peluso, retomou a palavra e sugeriu que o plenário aguarde a nomeação do 11º ministro. A discussão se manteve no plenário sem que os ministros chegassem a uma decisão até que Peluso suspendeu o julgamento até um novo plenário.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MINISTRA ELLEN GRACIE VOTOU
A FAVOR DO FICHA LIMPA
 
A ministra Ellen Gracie defendeu a plena aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Com o voto da magistrada, o placar no Supremo Tribunal Federal (STF) chega a 5 a 2. Faltam apenas três votos e o julgamento e agora entra em fase decisiva para o candidato ao governo do DF pelo PSC, Joaquim Roriz.

Logo nos primeiros minutos de pronunciamento, a ministra rejeitou o argumento do presidente do STF, Cezar Peluso, de que haveria inconstitucionalidade na norma. Para ela, a Lei Complementar 135/10 não altera o processo eleitoral e, por isso, não fere o artigo 16 da Constituição Federal.

Em análise aos outros argumentos da defesa de Joaquim Roriz, disse que a renúncia "é lícita", o que não quer dizer que tenha reconhecimento moral. "O ato de renúncia, no caso descrito na alínea K, afronta princípios basilares da democracia", argumentou.

Disse ainda ser "completamente descabida a alegação de violação do princípio da isonomia". Segundo ela, não podem ser tratados como iguais aqueles que têm condutas desiguais.

Durante a leitura do voto de Ellen Gracie, o ministro Gilmar Mendes deixou o plenário do STF. Logo em seguida, o presidente do Supremo determinou mais um recesso de 20 minutos na votação da Lei da Ficha Limpa.

Os próximos a votar são: Marco Aurélio, Celso Mello, e Cezar Peluso.
 
 
 
GILMAR MENDES SE POSICIONA
A FAVOR DOS FICHAS SUJAS

O ministro Gilmar Mendes foi o segundo a se posicionar contra a validade da Lei Ficha Limpa para o pleito deste ano. Segundo o ministro,"muitas vezes tem que se contrariar aquilo que a opinião publica vê como a salvação".

Os ministros Joaquim Barbosa e Carmem Lúcia utilizaram, em sua decisão de legibilidade da Ficha Limpa, argumentos de que a"mobilização popular" deveria ser levada em consideração para a aplicabilidade da Lei. Mendes, porém, disse que "a iniciativa popular tornasse inútil a nossa atividade, melhor fechar o Supremo".

A decisão do Mendes causou incômodo ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandovski, e aos ministros, Cármen Lúcia, Ayres Britto, que se posicionam à favor da Lei.

O ministro foi o sexto a votar. Ao todo, o julgamento está em 4x2 dentre os favoráveis a aplicação da Ficha Limpa para este ano.
PSDB liga alerta sobre subida de Pimentel nas pesquisas


         Seguindo esta tendência Pimentel vencerá a disputa e tirará Itamar do páreo. Por isso precisamos ganhar todos os votos possíveis e tirar votos do topetudo.
         O crescimento recente de Fernando Pimentel nas pesquisas para o Senado é recebido com preocupação no ninho tucano. O presidente do PSDB, Nárcio Rodrigues, afirmou que a campanha ligou “o sinal de alerta” e que, a dez dias das eleições, a orientação é consolidar os votos de Itamar Franco no interior.
        O dirigente reconhece que é preciso “ficar atento à ascensão do rival”. “Precisamos fortalecer a imagem do Itamar como homem que levou a transformação ao país e que a presença dele ao lado de Aécio fortalece a voz de Minas”.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESTRADAS ESTADUAIS SÃO ASFALTADAS PORCAMENTE E ÀS PRESSAS PELO
GOVERNO DE MINAS

Leiam e-mail enviado por um internauta e vejam as fotos:


Serviço porco e de baixa qualidade


Nesta foto podemos ver a "qualidade" da borra que colocaram sobre o asfalto lisinho e em ótima qualidade que existia antes

"As fotos já bastariam para dizer sobre o novo asfaltamento da estrada César de Pina - Águas Santas, mas acrescentarei algumas coisas: a Tamasa Engenharia S.A. estará prestando "serviços de manutenção" por 4 anos ao D E R e seguindo as especificações desse dito orgão.
Vejam só que especificações: colocaram uma massa asfáltica grotesca sobre um asfalto semi-novo, em perfeitas condições, sinalizado para o tráfego de veículos (inclusive os que fogem da polícia), ciclistas e pedestres.
Além disso, num trabalho "sujo" de limpeza do costamento,
cortaram árvores, arbustos e mudas, plantadas voluntáriamente, para todos.
Está todo mundo indignado, de moradores, aos que usufruem desse reduto ambiental. É lamentável ver o que estão fazendo a conta -gotas nessa região (não bastassem os incêndios criminosos).
A Tamasa afirmou que irá sinalizar novamente, mas e o lixo de asfalto e o lixo que deixam na margem da estrada, permanecerá?
 E qual é o objetivo de cobrir um asfalto em ótimas condições por uma borra crespa e de péssima qualidade, e para piorar em pleno período eleitoral? (Grifo nosso)
 
 
 
HÉLIO COSTA MANTEM DIANTEIRA

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, aponta para uma disputa acirrada pelo governo de Minas. O candidato do PMDB, Hélio Costa, tem 38,90% das intenções de voto contra 35,81% do seu adversário tucano, o governador Antonio Anastasia. Considerando a margem de erro de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Na sua pior situação, Hélio Costa tem 36,74% das intenções de voto. E na sua melhor situação, Antonio Anastasia aparece com 37,97% da preferência do eleitorado.
O número de indecisos, pessoas que não sabem em quem votar ou não respondem, é de 18,73%. Nenhum dos outros concorrentes ao governo do Estado alcançou 1% das intenções de voto. Entre eles, a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, é quem consegue a melhor pontuação - O,58% das intenções de voto.
Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada em 11 de setembro, Hélio Costa passa de 40,53% das intenções de voto para 38,90%. Já Anastasia sai de 35,26% para 35,81% da preferência do eleitorado.
Confronto de chapas. Quando são apresentadas aos entrevistados as chapas completas (nomes dos candidatos a governador e vice), Hélio Costa e Patrus Ananias (PT) conseguem uma vantagem em relação a Anastasia e Alberto Pinto Coelho (PP) superior à margem de erro. A primeira dupla tem 40,54% das intenções de voto, e a segunda tem 36,82%.
A pesquisa também simulou um segundo turno entre o peemedebista e o tucano. Nessa situação, Hélio vence Anastasia com 42,42% das intenções de voto contra 37,98%.
A disputa fica mais acirrada ainda quando se considera a possibilidade de voto. Perguntados sobre qual a possibilidade de voto em Anastasia, 30,28% dizem que é grande, 20,91% afirmam que é razoável. Somente 20,86% respondem que não há nenhuma possibilidade. Quando a pergunta é sobre a possibilidade de voto em Hélio Costa, 29,42% dizem que é grande, 26,52% afirmam que é razoável. Para 23,13%, não há nenhuma possibilidade de voto.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VEJAM O "PITÍ" QUE
SERRA DEU EM ENTREVISTA






O IBOPE MENTE!


Liga-me o amigo e pergunta: "Mas como o DataTempo dá um resultado na disputa para governador em Minas e o Ibope dá outro totalmente diferente?".
A pergunta é interessante, os resultados, intrigantes; o Ibope poderia responder melhor de quanto eu possa fazer. Explico ao amigo que a pesquisa DataTempo apresenta resultados alinhados a um bom referencial, o Datafolha. Pesa também a favor do DataTempo, de acordo com o professor Antônio de Pádua, uma amostragem mais ampla de quanto usam os concorrentes. Traz, assim, das regiões periféricas do Estado um quadro mais detalhado, claro e, se for o caso, questionável.
As amostragens do DataTempo conspiram para um melhor acerto, embora a confiabilidade possa existir também numa pesquisa bem estruturada, com volume menor de entrevistados, como vem adotando o Ibope.
Mas, para se conferir a possibilidade de desvios, casuais ou induzidos, é possível traçar um paralelo entre resultados para presidente e para governador apresentados pelos institutos. Na prática, o Ibope está chegando à mesma conclusão do DataTempo e do Datafolha para presidente, embora esteja gritantemente divergente para governador. Em síntese, um eleitor Ibope é "sui generis", é um mineiro diferenciado, especialmente nas regiões mais distantes da capital, já que na RMBH os três institutos estão mais próximos em suas conclusões.
Vale ainda uma observação: DataTempo e Datafolha não vivem exatamente de pesquisas, são ligados a grupos editoriais que prezam por um jornalismo de vanguarda e de qualidade. Erros, para eles, respingam não apenas sobre uma atividade cíclica, mas também sobre um conjunto de publicações e veículos que não tem descanso e variação de intensidade.
Aqui não se pretende fazer processo a ninguém. O "fenômeno" badalado pelo Ibope pode estar antecipando uma realidade que inda não aconteceu. Contudo, serve neste momento para criar um clima mais propenso a quem precisa mostrar força eleitoral e atrair indecisos.
Tudo, enfim, pode acontecer numa campanha que entrou agora no olho do furação, mostrando que a luta será dura e apertada entre dois candidatos, Anastasia e Costa. A pesquisa retrata um momento. O DataTempo usa a maior lente e a de melhor qualidade. Disso tenho




 certeza.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nova pesquisa eleitoral
confirma liderança de Hélio Costa

A preferência do eleitorado mineiro em relação ao candidato Hélio Costa foi confirmada em mais uma pesquisa do Instituto DataTempo/CP2. De acordo com o levantamento feito entre os dias 3 e 7 de setembro, Hélio Costa, da coligação “Todos Juntos por Minas”, tem 40,53% dos votos e o segundo colocado está com 35,26%. Os demais candidatos sequer alcançaram 1% cada. Votos brancos e nulos somaram 5,31% e os indecisos chegam a 15,55%.
Para a pesquisa, que está registrada na Justiça Eleitoral com o número 29.225/2010, foram ouvidas 2.062 pessoas. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

A possibilidade de um segundo turno também foi pesquisada. Caso a eleição não seja definida no dia 3 de outubro, 44,35% dos eleitores afirmaram que votam em Hélio Costa e 37,61% no candidato à reeleição.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TRE acata representação
 de abuso de poder




          O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) acatou ontem uma representação da coligação "Todos Juntos por Minas Gerais" - do candidato Hélio Costa (PMDB) -, acusando o atual governador e candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), de abuso de poder político e econômico. A alegação é a de que o atual governador pressionou os prefeitos do interior do Estado ao assinar convênios e liberação de recursos às vésperas do período eleitoral.
          A coligação "Somos Minas Gerais", do candidato tucano, tem até cinco dias, a contar de ontem, para apresentar sua defesa. A coligação informou que a assessoria jurídica já se mobiliza para atestar "a plena regularidade dos convênios".

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NIVALDO PERDEU SEUS DIREITOS POLÍTICOS POR 10 ANOS E PODE PERDER O MANDATO


Prefeito de São João del-Rei terá que ressarcir valor de diárias de viagens do mandato 2001/2004


Pagamento de verba indenizatória não estava regulamentado por lei e o prefeito não comprovou realização das viagens O prefeito de São João Del-Rei foi condenado pela Justiça da comarca à suspensão dos direitos políticos por 10 anos, a ressarcir aos cofres públicos R$ 208.040,00 e a pagar multa de igual valor. A decisão refere-se ao mandato exercido pelo atual prefeito Nivaldo José de Andrade entre 2001 e 2004. A Justiça determinou ainda, posteriormente, a perda do cargo do atual mandato.
Os valores deverão ser corrigidos conforme os índices financeiros que vigoraram a partir de 2007, quando o Ministério Público Estadual (MPE) propôs ação civil pública por ato de improbidade administrativa, após receber representação feita por um vereador e após comprovar que, no exercício do mandato de 2001 a 2004, o prefeito recebeu pagamentos referentes a cerca de 520 diárias de viagens com pernoite no valor R$ 400,00, a título de verba indenizatória, sem comprovar a realização das viagens.
Conforme apurado por meio de Inquérito Civil Público, o prefeito recebeu R$ 15.400 em 2001; R$ 38.880 em 2002, R$ 78.240 em 2003 e R$ 75.520 em 2004, que totalizaram os R$ 208.040,00.
A primeira irregularidade constatada, segundo o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da época, Rodrigo Ferreira de Barros, autor da ação, foi a inexistência de lei específica regulamentando o pagamento de verba indenizatória ao prefeito, contrariando a exigência constitucional.
O próprio prefeito declarou, durante depoimento ao MPE que, em 2001, ele recebeu o valor das diárias somente com base no Decreto nº 2.662, de 31 de janeiro de 2001, e que, a partir do ano seguinte os pagamentos foram baseados no Decreto Municipal nº 2.755, de 2 de janeiro de 2002, que estipulava a indenização por afastamento com pernoite em R$ 400,00.
Além disso, durante as investigações, o MPE requisitou à Prefeitura de São João Del-Rei cópia de todas as notas de empenho referentes aos pagamentos de diárias de 2001 a 2004 e os respectivos relatórios de viagens apresentados pelo prefeito, mas, segundo o atual secretário municipal de Planejamento e Orçamento, os relatórios não foram encontrados, impossibilitando a comparação entre os valores percebidos e os supostos períodos de permanência fora do Município.
"Para se mensurar o absurdo da situação em quatro anos de mandato, o prefeito declara haver permanecido um ano e meio em viagens fora do Município de São João del-Rei, em franco desrespeito a princípios como o da eficiência, moralidade e economicidade, dentre outros", destaca Rodrigo Ferreira de Barros.
A atual promotora de Defesa do Patrimônio Público de São João Del-Rei, Adriana Vital do Valle, acompanhou a tramitação da ACP.
A sentença foi proferida pelo juiz Hélio Martins Costa, também da comarca. Cabe recurso da decisão.





FONTE: http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/noticia/index/id/18161

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SERRA JÁ ESTÁ NAS CORDAS

POSSIVELMENTE ASSISTIREMOS
A UM NOCAUTE POLITÍCO
No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, Dilma subiu e Serra caiu:

Dilma Rousseff: 55% (no dia 1º tinha 51%)
José Serra: 22% (no dia 1º tinha 25%)
Marina Silva: 8%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 10%

          No limite da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, Serra pode até estar abaixo dos 20%. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, as oscilações são acima da margem de erro.
          A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia.   A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.
          Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado:

Dilma: 44% (subiu 1 ponto em relação a ontem)
Serra: 17% (caiu 2 pontos)
Marina: 6%

          A petista apresentou melhora em todas as regiões do País e segue na liderança. Já Serra, oscilou negativamente em todas as regiões. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 71% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Segundo Data Folha Hélio
Costa mantem liderança

O candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa, com 40% das intenções de voto contra 35% do candidato à reeleição do PSDB, Antonio Anastasia. É o que revela nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (3) pelo jornal "Folha de S. Paulo".


A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, considerand-a, Hélio pode ter entre 38% e 42%, e Anastasia, entre 33% e 37%.

Os demais candidatos (Professor Luiz Carlos, PSOL; Fabinho, PCB; Vanessa Portugal, PSTU; Zé Fernando Aparecido, PV; e Edilson Nascimento, PTdoB) atingiram 1% das intenções cada um. Pepê (PCO), foi citado mas não atingiu 1%. Segundo o Datafolha, brancos e nulos totalizaram 4% e os que não sabem, 15%.

Na rodada anterior, realizadas nos dias 23 e 24 de agosto, a vantagem do peemedebista sobre o tucano era de 14 pontos percentuais. Na comparação com a nova, Hélio perdeu três pontos e Anastasia subiu seis, originando a diferença atual de cinco.

Segundo o instituto, foram realizadas 1.652 estrevistas na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º). A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 66737/2010.

Senador

O Datafolha também realizou pesquisa para o Senado. Na disputa pelas duas vagas de Minas, Aécio caiu de 70% das intenções de voto no fim do mês passado para 64%. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) mantém os mesmos 44% da pesquisa anterior. Já Fernando Pimentel (PT) continua crescendo e passou de 25% para 30%. O resultado soma as respostas do eleitorado para a primeira e a segunda opções.

José João da Silva (PSTU), com 3%, e Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS), com 2% cada um, foram outros candidatos mencionados na pesquisa.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VEREADORA VERA CONVIDA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR
DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

Desde 1995, o Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito que se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.


O Dia da Pátria, além de ser um dia de festa e celebração, vai se tornando também um dia de consciência política. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo; é um espaço sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Seus três principais objetivos são:

1- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

2- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;

3- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

No Brasil, as Igrejas Cristãs juntamente com outros parceiros promoveram na década de 90 as Semanas Sociais. Cresceu a consciência das causas e efeitos da exclusão social, como o desemprego, a miséria, a violência, entre outros. O fruto amadureceu e nasceu o Grito dos Excluídos.


LEMA DE 2010: VIDA EM PRIMEIRO LUGAR. ONDE ESTÃO OS NOSSOS DIREITOS? VAMOS ÀS RUAS PARA CONSTRUIR UM PROJETO POPULAR.


CIDADÃO, PARTICIPE!!!

SETE DE SETEMBRO, ÀS 16H, COM SAÍDA DA IGREJA DOM BOSCO