segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


PT já tem nome para 2014Com a presença do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, reunião do diretório estadual faz balanço positivo da disputa municipal. Líderes falam de Pimentel como único candidato

Publicação: 02/12/2012 00:12 Atualização: 02/12/2012 07:37


Passadas as eleições municipais, o PT começa a preparar o cenário político em Minas para 2014. O diretório estadual do partido se reuniu ontem no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para traçar estratégias para a construção da candidatura ao governo do estado e reforçar também as bases para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A ordem é fortalecer tanto a oposição ao Palácio da Liberdade quanto à Prefeitura de Belo Horizonte para enfraquecer o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

 “Foi um encontro de construção de unidade com a decisão de criar um programa alternativo para o governo de Minas que organize oposição ao governo Anastasia (PSDB) e Marcio Lacerda (PSB) e que, ao mesmo tempo, apresente propostas novas para a capital”, ressaltou o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Ele reforçou o papel estratégico que o estado tem para o partido. “Aqui tivemos um resultado, nas condições que estavam dadas, muito favorável. O PT está unido, talvez seja o diretório mais unido do país”, acrescentou.

Para tomar a frente na briga com o PSDB, os petistas devem lançar ao governo de Minas o nome do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que não foi ao encontro. Falcão acredita no consenso. O presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, além de apontar Pimentel como o nome natural ao governo mineiro, descartou qualquer possibilidade de repetir a dobradinha com o PMDB, na forma como aconteceu em 2010, quando Hélio Costa (PMDB) foi o candidato ao governo e Patrus Ananias (PT) a vice. Patrus Ananias disse ontem que não vai mais disputar nenhum cargo político nem mesmo dentro do partido. Apesar de ter aprovado a candidatura própria, o PT  quer se aliar ao PMDB, que já lançou o senador Clésio Andrade ao governo. “Se não for possível o PMDB compor com a gente para o Senado ou para o cargo de vice-governador, levamos a eleição para o segundo turno”, afirmou Reginaldo.

Socialistas Segundo o presidente estadual do PT, apesar do enfrentamento com Lacerda em BH, a legenda pretende retomar as conversas com o PSB. “Eu sou daqueles que defendem ampliar a aliança com o PSB no Brasil. Não incentivo facilitar o jogo da oposição”, argumentou. 

Rui Falcão disse não acreditar que o PSB deixe a base do governo federal. Ele lembrou que o presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, reiterou o seu apoio à reeleição da presidente durante jantar recente com ela. Na sexta-feira, durante encontro da legenda, o socialista admitiu que ninguém sabe o que vai acontecer daqui a dois anos.

Além de planejar 2014, o PT fez um balanço positivo das eleições municipais em Minas. Na avaliação de Reginaldo Lopes, a legenda conquistou 1,1 milhão a mais de votos do que em 2008. “Nós tivemos 755 mil votos a mais do que o PSDB e governamos 800 mil pessoas a mais do que os tucanos em Minas. Dos grandes partidos, o PT foi o único que cresceu”, alegou.

Fonte: EM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário