quarta-feira, 16 de setembro de 2009

HOSPITAL REGIONAL: A NOVA FÁBRICA DE BICICLETAS E SONHOS

                                 Foto: Carlos Bem/MGRV

          Aconteceu nesta terça 15 de setembro de 2009 a Audiência Pública para construção do Hospital Regional. Porém, causou estranheza aos presentes a mudança de foco da reunião. Como todos vimos pelas esquinas havia inúmeras faixas espalhadas pela cidade convidando para Audiência de criação do Hospital Regional.
          O primeiro a falar foi o Deputado Domingos Sávio que para surpresa de todos de inicio só falou em tentar fazer com que São João Del Rei se transforme em regional da Saúde, como Barbacena é. Em seguida a vereadora Jânia Costa disse que o Hospital Regional será um presente do governador para a cidade.
          Logo após uma interminável mesa concluir suas falas os cidadãos puderam se manifestar. Entres as falas se destacaram as de Leonardo Silveira e a de Ancil, o Pinto que a todo o momento defenderam a criação do Hospital, mas pontuaram. Leo iniciou sua fala se dirigindo ao Deputado Délho Malheiros, conhecido pela defesa dos direitos do consumidor e o perguntou se não soava como propaganda enganosa terem sido convidados para discutir o Hospital Regional e de fato o assunto tratado era a tentativa de São João se tornar Macro Regional da Saúde. Leo também expressou sua preocupação pela iniciativa ter sido tomada às vésperas da eleição e como este é um processo extremamente burocrático poderá ficar só na promessa como foi o caso da Fábrica de Bicicletas.
           Em seguida o Sr. Ancil que é vice-presidente do Partido dos Trabalhadores e conselheiro de saúde registrou seu protesto pelo fato das Casas de Saúde da cidade (Hospital e Santa Casa) não terem sido convidados, assim como o Conselho de Saúde e Gerencia Regional de Saúde. Ainda fazendo uso de sua intervenção ele frisou que essa atitude de não envolver outros setores pode estar perigosamente traçando uma linha tênue entre políticas públicas em promoção de saúde e política eleitoreira.
          As falas dos nossos dois companheiros parece ter colocado água no chopp do Deputado Domingos Sávio, que em suas considerações finais dirigiu a palavra apenas para Leo e Pinto e de forma raivosa se enveredou pela defesa de que este gesto não era eleitoreiro. Em sua fala chegou a desmentir a vereadora (e sua ex-assessora) Jânia Costa dizendo que ela não disse que ganharíamos o presente do governador, e sim que ela espera ganhar este presente. Como pudemos ver a Audiência discutiu tudo, menos o alardeado Hospital Regional que a meu ver infelizmente é uma versão nova da antiga promessa da fábrica de bicicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário