quarta-feira, 6 de abril de 2011


LÍDER ESTUDANTIL E PETISTA, SIM SENHOR!

Cristiano Tadeu da Silveira, ex-coordenador do DCE – UFSJ
Secretário Estadual de Assuntos Institucionais do PT - MG

A discussão interna sobre o movimento estudantil na UFSJ, bem como os mecanismos mais adequados para a participação dos estudantes, tem sido debatido intensamente dentro dos Campi.

Confesso que ela tem perdido o foco, onde cabe aos filiados e simpatizantes do PCB inseridos no movimento, atacar o Partido dos Trabalhadores, ora por interesse político local, ora pela simples falta de argumento. Daí, vê-se um ataque feroz aos líderes estudantis e professores simpatizantes ao PT; ao Deputado Federal  e a mim mesmo, apesar de já não estar presente na vida acadêmica local.

Mas quero dizer que tenho orgulho de ter sido coordenador do DCE na condição de filiado do PARTIDO DOS TRABALHADORES (sim, de forma maiúscula). Tenho orgulho inclusive de ter sido vereador pelo PT, enquanto ainda militante do movimento estudantil da UFSJ.

Nossa trajetória à frente do DCE foi de grandes conquistas. Não nos limitamos ao proselitismo político. Partimos pra ação concreta! Também não viramos carreiristas onde o cara deixa de formar para ficar 10 anos no controle do DCE. Demos nossa contribuição e tocamos a vida.

Agora vejam, está havendo uma tentativa maliciosa de distorção da realidade. Se alguém serviu a alguém nesta discussão, tenho certeza que foi o PT, enquanto instrumento de transformação política e social, que sempre encampou as legítimas demandas da comunidade estudantil e acadêmica. Não é difícil pontuar algumas conquistas políticas, que somente foram possíveis graças à decisiva contribuição de nós, petistas, que inclusive em grande parte, vieram a se filiar a partir da militância estudantil, como eu, e não o inverso.
Dentre as diversas, posso destacar as seguintes vitórias:

 – Meio Passe: A UFSJ é um dos poucos lugares no Brasil que o estudante universitário paga meio passe. Lei de minha autoria enquanto dirigente do DCE, petista, e então vereador de São João del Rei;

– Lei municipal que institui a meia-entrada e regulamenta as punições para os estabelecimentos que a desrespeitam, lei de minha autoria enquanto dirigente do DCE, petista, e então vereador de São João del Rei;

 – O inverno cultural foi repensado a partir da criação do movimento Lado B do inverno cultural, pelo DCE, que debatia os custos e a elitização do evento e propunha um modelo novo, democrático e com a  participação popular;

 – Defendemos com veemência a não instalação de cursos seqüenciais na UFSJ, que pretendiam utilizar a estrutura pública para cursos pagos na instituição;

 – Barramos na época a intenção da reitoria de se criar taxas para o uso dos espaços públicos da UFSJ;

 – Foi com luta que aprovamos a paridade do voto do na instituição onde os estudantes passaram a ter o mesmo peso no processo interno inclusive de escolha de reitor;

 – Novamente eu, o vereador PETISTA, coordenador do DCE, fui o responsável pela articulação na Câmara Municipal, da aprovação de doação do terreno da Prefeitura para a instalação do CETAN. O prefeito preferia dar outro fim para a área.

 – O volume de investimentos que a universidade tem recebido através do ex-coordenador do DCE, o PETISTA Deputado Reginaldo Lopes, é algo nunca visto na instituição. Se comparar orçamento nos oito anos do mandato Presidente Lula (PT), com os governos anteriores verá que o PT tem compromisso com a educação superior como nenhum outro partido neste país.

 – Também lembro dos inúmeros benefícios que nosso deputado Reginaldo Lopes do PT, trouxe para os estudantes, como o sonho antigo do restaurante universitário e a moradia estudantil dentre outros.
Poderia ficar citando  outras conquistas, mas o texto ficaria longo e acho que estes itens que pontuei expressam um pouco do porquê de meu orgulho em ter sido do movimento estudantil da UFSJ  enquanto filiado, mandatário e dirigente do Partido dos Trabalhadores.

Daí é que digo: se a discussão interna é partidária, é importante que se conte a todos os estudantes da universidade nossas realizações concretas à frente do DCE.

O PT está fazendo uma revolução na educação deste país, em todos os níveis da educação e no caso do ensino superior, é só observar a própria UFSJ.

E concluo: O DCE nunca serviu ao PT e seus dirigentes, mas o PT, esse sim, serviu ao DCE e serve aos estudantes da UFSJ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário