terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deputado conquista ampliação da rede de urgência e emergência de São João, Barbacena, Congonhas e Lafaiete



 
O secretário de atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, anunciou na tarde de ontem, 26, que o Ministério da Saúde irá investir na ampliação da rede de urgência e emergência das cidades de Barbacena, São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. No total, as instituições de Saúde destas cidades terão mais 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O secretário Helvécio se comprometeu com investimentos de recursos do Governo Federal para a construção, reforma e compra de equipamento das UTI’s”, contou o deputado federal Reginaldo Lopes.
 
O parlamentar foi responsável por articular o encontro dos representantes da área de Saúde das quatro cidades supracitadas que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU), composto por 50 municípios.
 
O presidente do CISRU e prefeito de Prados, Gustavo Gastão, que esteve na reunião, explicou que os integrantes do Consórcio pediram a Reginaldo Lopes que intercedesse para que fossem levadas até a Secretaria de Atenção Básica as demandas de ampliação de leitos de UTI, já que há um déficit que poderá aumentar com a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Esta articulação do Reginaldo foi importante, pois obtivemos um excelente resultado na busca pela melhora do atendimento de saúde em toda nossa região”, declarou.
 
O vice-prefeito de Barbacena, Edson Rezende, também considerou o encontro bastante positivo. “Helvécio disse que os recursos para equipamentos já poderão ser destinados ainda neste ano, isto demonstra o comprometimento do Governo da presidente Dilma Rousseff com as redes de urgência e emergência”.
 
Para Lopes, a ação do Ministério da Saúde, ao investir no aumento da oferta de leitos, vai ao encontro da necessidade de melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência. “Com os novos leitos conquistados, fica mais próximo a conquista do Samu regional, para que o serviço funcione de forma eficiente”, definiu.









Nenhum comentário:

Postar um comentário