quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Congresso da juventude petista revela vitalidade

Image
Encerramento do II Congresso Nacional da JPT

Debates, entusiasmo, espontaneidade e, sobretudo, muita seriedade durante as discussões sobre o seu futuro e o da juventude brasileira como um todo. Eis o que vi no II Congresso Nacional da Juventude do PT (JPT), na manhã do último domingo.

Entre os dias 12 a 15 de novembro, 696 delegados estaduais do PT, de todas as regiões do país, estiveram reunidos em Brasília. Esses participantes eram todos jovens - de 16 a 29 anos. Eles saíram de suas casas e enfrentaram longas estradas para pensar o PT e o Brasil. Estavam lá para discutir políticas e eleger seu representante nacional.
Image
Valdemir Pascoal e Rui Falcão
Com 347 votos, o sergipano Jefferson Lima da chapa “Uma Nova Geração Construindo um Novo Brasil” foi eleito pela maioria dos jovens militantes (leia nota abaixo). Ele sucederá o atual secretário nacional Valdemir Pascoal, e seu mandato terá duração de dois anos. Jefferson assume logo após a determinação do IV Congresso Nacional, que estipula como obrigatoriedade que 20% das vagas em todas as instâncias do partido sejam ocupadas por jovens. (Leia mais neste blog)

Segundo Rui Falcão, presidente nacional do PT, o primeiro desafio dessa nova gestão será não apenas o compromisso de ampliar a participação juvenil na legenda. “É fundamental, também, militarmos nos movimentos sociais, disputarmos as idéias na sociedade, incutirmos novos valores e transmitirmos ao PT o entusiasmo próprio da juventude”, aponta Rui.

União é palavra chave
“Nós temos de estar muito unidos - o conjunto da juventude e da militância do PT -  para dar continuidade ao nosso projeto nacional”, resume Rui. O presidente do partido também lembra a importância de credenciarmos mais jovens para o partido disputar nas câmaras municipais e prefeituras. Esta é uma importante agenda do próximo ano, marcado por eleições.

ImageDiante de um público tão jovem e aguerrido, na manhã do último domingo, comentei sobre o novo mundo que está surgindo. Disse para nossos jovens - e repito aqui - que o nosso país tem e terá um papel importante dentro dele. Mas, para transformarmos o mundo é fundamental estudarmos e conhecermos cada vez mais este mundo. E, sobretudo, o nosso Brasil.

Criado para transformar o Brasil, O PT chegou com esse compromisso ao poder em 2003. Desde então, muito já foi realizado em prol da nossa juventude. Contudo, não temos dúvidas: há ainda muito mais a ser feito. É por isso que reafirmo o que disse durante o Congresso da JPT: a agenda da juventude do PT deve ser a agenda da juventude brasileira. Precisamos estar ao lado da juventude do país, nas suas lutas e considerando toda a sua diversidade para melhor representá-la.

Boa sorte na luta

A todos os jovens petistas, boa sorte na luta e muito obrigado pelo carinho que recebi no Congresso. Parabéns aos candidatos Ronaldo Pinto (Coragem você pode mais), Tássia Rabelo (Fora da Ordem: por uma juventude petista, socialista, libertária e de Lutas), Joana Parolli (Avante!) e Brunos Elias (A esperança é vermelha). E felicitações e meus sinceros votos de uma excelente gestão ao sergipano Jefferson Lima.


Fotos: Mario Agra/PT
Fonte: Site do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário