sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BOA NOTICIA
Petistas vão escolher entre Patrus
Ananias e Fernando Pimentel

               Os dois grupos que apoiam os pré-candidatos do PT ao governo de Minas - o ministro do Desenvolvimento Social e combate à Fome, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel - querem agilizar a definição do nome petista que vai concorrer ao cargo. A proposta será discutida na reunião da executiva estadual do partido. marcada para o dia 4 de março. Os dois grupos concordam que será melhor para o PT iniciar o mês de abril com apenas um pré-candidato para ter mais chances do partido ter uma candidatura própria ao governo.
               O deputado estadual André Quintão (PT), um dos interlocutores de Patrus, disse que já vem conversando com o presidente da sigla, Reginaldo Lopes, e outros aliados de Pimentel sobre a necessidade da definição de um nome só para que o PT tenha mais força para a negociação com outros partidos. "Temos que acertar os critérios que favoreçam esse afunilamento. Ficar parado pode prejudicar o partido na construção de uma candidatura própria", disse Quintão.
               A definição de um nome petista é bem vinda também pelo grupo que apoia Fernando Pimentel. O deputado federal Miguel Corrêa acha necessário o PT resolver a questão interna. "Acho que antes de negociar com outros partidos, temos que resolver primeiro a situação do PT".
              O parlamentar inclusive considera que o candidato teria que ser definido antes do encontro estadual da legenda, marcado para o dia 10 de abril, que vai debater os projetos do PT para o governo. "Não podemos apresentar uma proposta política sem ter definida uma candidatura", afirmou Miguel.
               A preocupação dos petistas pode ser justificada pela situação dos outros pré-candidatos. O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), lidera as pesquisas de intenção de voto ao governo de Minas com o melhor índice entre os candidatos da base do presidente Lula. Já o vice governador Antônio Anastasia, pré-candidato do PSDB, embora esteja atrás dos petistas nas pesquisas, intensificou as viagens pelo interior para fortalecer seu nome.
               Os dois lados petistas concordam também que o partido perderá tempo com prévias. "Se não houver acordo, poderemos caminhar para as prévias. Mas elas só seriam no dia 9 de maio. Assim, a gente perde um tempo que poderia ser usado já para negociações externas", disse André Quintão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário