segunda-feira, 26 de julho de 2010

LULA E AÉCIO TRANSFEREM O MESMO
PERCENTUAL DE VOTOS EM MINAS

               Em Minas Gerais, a capacidade de transferência de votos para o candidato ao governo do Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é exatamente a mesma da do ex-governador Aécio Neves (PSDB).
               É isso o que aponta os resultados da pesquisa Datafolha divulgados ontem. Nas entrevistas, 27% das pessoas afirmam que votariam no candidato escolhido pelo petista, mesmo número dos que dizem que elegeriam o indicado do tucano. No Estado, Hélio Costa (PMDB) tem o apoio de Lula, enquanto Antonio Anastasia (PSDB) conta com a força de Aécio.
              A pesquisa mostra ainda que 33% dos entrevistados afirmaram que podem votar no candidato apontado por Lula, enquanto 27% disseram não votar em quem for apoiado pelo presidente. O resultado é semelhante quando o questionamento é sobre o apoio de Aécio Neves - 30% disseram que poderiam votar no candidato do ex-governador e outros 30% não votariam no indicado do tucano.
             Apesar disso, a pesquisa mostra que a população ainda não tem conhecimento sobre os apoios. Dizem quem não sabem quem é o candidato de Lula 74%. Apenas 19% responderam corretamente e indicaram Hélio Costa, enquanto 4% acham que o presidente apoia o atual governador, Antonio Anastasia.
            No último levantamento DataTempo/CP2, divulgados em junho, o poder de transferência de voto de Lula e Aécio também ficou empatado. A pesquisa apontou que 19,89% dos entrevistados certamente votariam no candidato de Lula e 31,52% afirmaram que o apoio do presidente ajudaria, mas não seria decisivo na escolha. Números que se assemelham quando o questionamento é quanto ao apoio de Aécio. Afirmam que votariam com certeza no candidato apoiado por ele 21,94% e, para 30,11%, o apoio ajudaria, mas não seria decisivo.
            O levantamento DataTempo/CP2 ainda havia apontado que 40,71% dos entrevistados afirmaram que o apoio mais importante é o de Aécio Neves e outros 37,79% disseram ser o apoio de Lula o mais relevante, o que apontou para o empate técnico.

A pesquisa DataFolha ouviu 10.905 eleitores e foi registrada no TSE sob o número 19.890/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário