segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pimentel descarta aliança entre PT e PSDB para disputar a Prefeitura de BH
Reginaldo Lopes, presidente estadual do PT, o ministro Fernando Pimentel e o vice-prefeito de BH, Roberto Carvalho, em festa do partido em BH (Marcos Vieira/EM/D.A Press)

          Reginaldo Lopes, presidente estadual do PT, o ministro Fernando Pimentel e o vice-prefeito de BH, Roberto Carvalho, em festa do partido em BH.
          O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou domingo ao chegar à festa de comemoração dos 31 anos do PT em Belo Horizonte que o partido dificilmente vai se coligar com o PSDB na eleição municipal de 2012. Em 2008, a legenda decidiu abrir mão de lançar candidato próprio para apoiar o PSB de Marcio Lacerda, numa chapa com a participação informal dos tucanos. “O PSDB nunca foi nosso aliado e está na oposição ao governo da presidente Dilma. Dificilmente vão compor conosco em BH. No interior pode até ser”, afirmou Pimentel.

          Cotado para disputar o governo de Minas em 2014, Pimentel garantiu em entrevista que o partido está unificado, mas evitou falar sobre a sucessão do ano que vem. O ministro defendeu candidatura própria para a Prefeitura de Belo Horizonte, porém, considerou que ainda é cedo para discutir sobre o assunto. “Nós estamos absolutamente unidos na busca do sucesso do governo da presidente Dilma e na busca do sucesso do PT nas próximas eleições. Nós não estamos discutindo essa questão. Vamos decidir qual caminho tomar em 2012.”

          Ainda em entrevista, o ministro declarou contar com o apoio do PSB de Lacerda para o nome do PT na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Lacerda, aliás, está sendo pressionado por petistas e tucanos. A dúvida dos dois partidos é saber para qual lado o prefeito vai pender, já que ele tem dito ser “algo natural” a tentativa de reeleição de gestores bem avaliados.

         Insatisfeitos com a postura do prefeito, que articulou a eleição do vereador Léo Burguês (PSDB) para a Presidência da Câmara Municipal e já sinalizou que pode conceder mais espaço para os tucanos na reforma administrativa municipal, petistas podem romper com o PSB e lançar candidatura própria. Um dos nomes prováveis seria o do atual vice-prefeito, Roberto Carvalho.

          A mesma estratégia de pressão está sendo usada pelo PSDB. Nesse cenário, o nome do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), o mais votado do estado, pela segunda vez consecutiva, também já foi ventilado nos bastidores.

          Enquanto não há definições, a ordem no PT é esperar. Presidente estadual da legenda, o deputado federal Reginaldo Lopes faz coro às declarações de Pimentel. De acordo com ele, o momento não é o mais oportuno para cravar se o partido terá ou não candidato próprio em 2012.

          O dirigente inclusive defendeu a tese de dois palanques da base aliada do governo Dilma Rousseff na disputa municipal. “Se tivéssemos adotado essa estratégia, o resultado da eleição estadual poderia ter sido diferente”, comentou.


Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário