quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Marco Maia é eleito o
novo presidente da Câmara

Petista venceu com 375 dos 509 votos em eleição nesta terça-feira


ANTONIO CRUZ/ABR
Marco Maia
Marco Maia foi eleito presidente da Câmara com 375 votos

O deputado Marco Maia (PT-RS) foi eleito, nesta terça-feira (1º), o novo presidente da Câmara dos Deputados. A votação começou por volta das 18 horas. O petista venceu os adversários Sandro Mabel (PR-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ) com 73% dos votos. Maia teve 375 dos 509 votos registrados. Três deputados votaram em branco.

Ao todo, 21 partidos, que agregam 510 dos 513 deputados, já haviam declarado apoio a Maia. Mabel e Bolsonaro, que se candidataram à revelia de suas legendas, tiveram, respectivamente, 106 e 9 votos. A candidatura alternativa do PSOL levou 16 votos.

Os integrantes da Mesa Diretora também foram escolhidos nesta terça-feira (1º). Rose de Freitas (PMDB) é a primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Câmara. Ela foi escolhida 1ª vice-presidente.

O presidente da Câmara é responsável por definir a agenda legislativa (as propostas de lei prioritárias para o país) e cuida da administração interna da Casa.

O petista herda o posto do atual vice-presidente da República, Michel Temer. Antes classificada como zebra, a candidatura de Maia passou por percalços no início das negociações, sobretudo dentro do próprio PT, mas chegou ao final da campanha colhendo o apoio formal da maioria da Casa.

Parte expressiva dessa adesão foi conquistada pela mesma e criticada lógica em vigor no Executivo: a distribuição de cargos a aliados. Só na Câmara, os sete titulares da Mesa administrarão um caixa de R$ 881 milhões previstos no Orçamento, segundo levantamento da ONG Contas Abertas. É dinheiro para ser usado tanto para despesas correntes, como limpeza, segurança, informática e reparos, como para investimentos na estrutura da Casa.

Perfil

O deputado federal Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara dos Deputados, é metalúrgico de formação. Em dezembro do ano passado, Maia assumiu o lugar do então presidente da Casa, Michel Temer, que cedeu sua cadeira para assumir a vice-presidência do Brasil a partir deste ano.

Marco Aurélio Spall Maia, de 45 anos, começou sua carreira política em 1984, quando foi eleito diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, no Rio Grande do Sul. No ano seguinte, ele se filiou ao PT gaúcho.

Mas foi só em 2001 que Maia assumiu um cargo público na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do governo do Rio Grande do Sul quando o governador era o também petista Olívio Dutra.

Sua primeira experiência como deputado só chegou em 2005. Então primeiro suplente do deputado Ary Vanazzi (PT-RS), assumiu o cargo em janeiro daquele ano, quando o titular se tornou prefeito de São Leopoldo (RS) após vencer as eleições municipais de 2004.

Em 2006, Maia finalmente se elege deputado federal pelo voto popular. Nas eleições de 2010, conquistou seu terceiro mandato com 122.134 votos, um dos dez mais votados no Rio Grande do Sul.

Em 2009, foi eleito vice-presidente da Câmara, período em que se destacou como um hábil articulador político com trânsito entre os diversos partidos.

Graças a essa atuação, ele foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, um dos cem "cabeças" do Congresso pelo Diap (Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário