quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ibope confirma empate na
base relevado pelo Sensus

As duas pesquisas vão nortear debate que os aliados de Lula em Minas vão ter no próximo final de semana, em BH


Da Redação - 2/06/2010 - 19:59

Um dia depois da divulgação da pesquisa do instituto Sensus, encomendada pelo PT, o PMDB mineiro divulgou dados da sua, realizada pelo Ibope. De acordo com os dados, no levantamento espontâneo, há empate entre o pré-candidato do PMDB, senador Hélio Costa, e o do PSDB, o governador Antonio Anastasia, ambos com 10%, contra 8% para o pré-candidato do PT, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O instituto testou também outros cenários estimulados, uns com o peemedebista como candidato, outros com o petista à frente da chapa. No cenário sem Hélio Costa, Pimentel tem 33%, contra 28% de Anastasia. Já Hélio Costa aparece com 37% contra 26% de Anastasia.
No cenário sem Pimentel, e que é incluído o nome do candidato José Fernando (PV), Costa tem 32%, contra 26% de Anastasia e 3% do candidato do PV. Já quando o candidato é Pimentel, ele soma 29%, contra 25% de Anastasia e 4% de José Fernando.
O Ibope ouviu 1.512 pessoas, de 28 a 31 de maio. A pesquisa servirá de base nas discussões sobre a definição do candidato do campo lulista em Minas.
O PT também encomendou um levantamento, do Instituto Sensus. De acordo com seus números, conforme divulgou o HOJE EM DIA, no cenário espontâneo da Sensus Pimentel tem 10,2%, contra 9,2% de Anastasia e 7,5% de Costa. Em tese, o candidato que tivesse melhor desempenho nas pesquisas seria o escolhido para disputar o Governo de Minas.
Há em Brasília, no entanto, tanto no Palácio do Planalto quanto entre setores da própria cúpula nacional petista, o entendimento de que, independentemente do resultado das pesquisas, há um acordo para que Costa seja o candidato para garantir a aliança nacional.
A pesquisa Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 30.277/2010. Já a pesquisa do Instituto Sensus está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 13.361/2010.
As duas pesquisas vão nortear o debate que os representantes da base aliada em Minas vão ter no próximo final de semana, em Belo Horizonte.



 
Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário